quarta-feira, 26 de março de 2014

Reflexão sobre a páscoa

A instituição da verdadeira páscoa não foi uma invenção humana, partiu diretamente de Deus. A fonte original desta história é a Bíblia. A história da páscoa traz em seu sentido uma mensagem completamente distinta das que vemos no mundo. 
Quase todos nós conhecemos a história de Moisés. Israel estava escravizado por faraó no Egito. Por ocasião da última praga no Egito Deus iria passar naquela noite no país, não para falar aos homens para renovarem seus laços de fraternidade universal, mas para trazer uma mensagem diferente. Em Êxodo 12.12 lemos assim:

“E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.”

A mensagem foi bem clara: "Eu ferirei." Deus iria condenar e trazer juízo e julgamento. Deus iria julgar o pecado, ele iria condenar a impiedade, o paganismo, os falsos deuses, aquela sociedade que vivia alheia à verdadeira adoração. Devemos lembrar que Deus é justo. Alguém poderia perguntar por que Deus agiu assim para com os egípcios? Não há motivo nenhum para pensarmos mal acerca do caráter de Deus, mas Ele vem com a sua justiça, com o seu juízo, porém no contexto de sua perfeição ele nos ama.

Havia uma maneira de escapar do juízo de Deus? Havia esperança para os israelitas serem libertos? Onde estava a esperança, no sangue de quem? Vejamos Êxodo 12.5:

"O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras."

Macho sem máculas, um animal inocente. Deus veria o sangue, então não condenaria. Não pelo mérito das pessoas, mas porque aquele animal sacrificado levou simbolicamente a iniquidade deles. A inocência daquele animal seria transferida para aqueles que cressem e obedecessem colocando o sangue nos umbrais das portas. Isto tudo fala exatamente de Jesus Cristo de Nazaré que foi sacrificado para que não permanecêssemos debaixo da na ira de Deus. Você já está em Cristo? O apóstolo Paulo escreveu assim:

Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." (I Coríntios 5.7b)
Leia mais sobre a páscoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...