sexta-feira, 31 de maio de 2013

A fé nasce no momento que ouvimos decidimos crer no impossível.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. — Romanos 10.17 (ARC)
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, por­quanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se toma galardoador dos que o buscam. — Hebreus 11.6
Observe com atenção a primeira parte de Hebreus 11.6: Sem fé é impossível agradar a Deus.... Se Deus requer que eu tenha fé, quando é impossível ter fé, então tenho direito de questionar a justiça dEle. Mas se Ele coloca em minhas mãos os meios pelos quais a fé pode ser produzida, então a responsabilidade de ter fé é minha.

A Fé Vem Pelo Ouvir da Palavra
Deus nos disse que sem fé é impossível agradá-lo, mas Ele também nos disse como obter a fé. Se não temos fé, Deus não é o culpado. Culpar a Deus por nossa falta de fé, nada mais é do que pura ignorância. Se falta-nos fé, nós é que somos os responsáveis.
Isto também é válido no que diz respeito à fé para a salvação. A fé para a salvação também vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Paulo disse em Ef 2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Sabemos que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus, mas como obteremos fé para sermos salvos? O capítulo 10 de Romanos nos diz como.

ROMANOS 10.8-10,13,14
8  Porém, que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, A PALAVRA DA FÉ QUE PREGAMOS.
9  Se com tua boca confessares a Jesus como Se­nhor, e com teu coração creres que Deus o ressus­citou dentre os mortos, serás salvo.
10 Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação...
13   Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.
14   Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? e COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NADA OUVIRAM? e como ouvirão, se não há quem pregue?

Os homens são salvos pelo ouvir da Palavra de Deus, porque as Escrituras dizem:... aféé pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Você não pode crer e ter fé sem ouvir a Palavra.
Em Atos 10 e 11 lemos a respeito de Cornélio, que, embora temente a Deus, ainda não tinha sido salvo. Se ele ainda não tinha ouvido o evangelho, então, como poderia ser salvo? Não, Cornélio não era salvo até que ouviu Pedro pregar.
Um anjo do Senhor apareceu a Comélio (Atos 10.3). O anjo que falou com Comélio não poderia pregar o evangelho, pois os anjos não podem pregar o evange­lho; Deus enviou os homens para pregar. Lembre-se que Jesus disse, ... Ide por todo o mundo, e pregai o evan­gelho a toda críatura (Marcos 16.15).
Mas o anjo podia dizer a Cornélio aonde ir para encontrar alguém que lhe pudesse pregar o evangelho (Atos 11.13).
O anjo instruiu a Cornélio para chamar a Pedro: Agora envia mensageiros a Jope, e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, o curtidor, cuja residência está situada à beira-mar (Atos 10.5,6).
Atos 11.14 relata que o anjo disse que Pedro pregaria o evangelho para Cornélio: O qual te dirá PALAVRAS, mediante as quais serás salvo. Este versículo também nos mostra que os homens são salvos por ouvirem palavras — A Palavra de Deus: De modo que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Você não crê sem ouvir. Muitos estão tentando crer sem ouvir.
Como adquirimos a fé para a cura? Pelo mesma maneira — através do ouvir a Palavra de Deus a respeito da cura. O capítulo 14 de Atos conta-nos a estória do homem aleijado que recebeu sua cura por causa daquilo que ouviu.

Atos 14.7,10
7... [Paulo e Barnabé] anunciavam o evangelho.
8  Em Listra costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar.
9  Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado,
10       Disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés. Ele saltou e andava.

O leitor ocasional da Palavra de Deus poderia dizer "Não é maravilhoso como Paulo curou aquele homem?" Você já ouviu alguém dizer assim e eu também. Mas Paulo não curou o homem. O homem não foi curado porque Paulo era um apóstolo.
O homem não foi curado pela fé de Paulo. O próprio homem tinha a fé para ser curado.
Mas observe o que teve que acontecer antes do homem ser curado:... (Paulo e Barnabé) ANUNCIARAM O EVANGELHO (Atos 14.7).

Assim, Paulo fez três coisas:
1.  Pregou o evangelho ao homem.
2.  Percebeu que o homem tinha fé para ser curado.
3.  Mandou o homem levantar-se e andar.

O homem também fez três coisas:
1.  Ouviu Paulo pregar o evangelho.
2.  Ele teve fé para ser curado.

3.  Levantou-se e andou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...