terça-feira, 1 de janeiro de 2013

GUARDE O SEU CORAÇÃO DA QUEDA


Texto: Mat.26:31-35

Introdução:

Quantos crente nós conhecemos que estão afastados de Deus? Pessoas que se decepcionaram com Pastores, igrejas, denominações e irmãos.

Acredito que o numero de afastados seja muito maior do que os que estão arrolados. E ainda há um outro grupo interessante são aqueles que estão afastados na igreja. São pessoas que:


1. Não veem mais aos cultos da igreja
2. Não tem uma comumhão com Deus
3. Não tem alegria mais em servir ao Senhor

A grande verdade é que ninguém é imune a quedas. Mas esta não é a solução final, pelo contrário, podemos acreditar que Deus tem o desejo o profundo desejo de ver seus filhos restaurados

Com certeza Pedro jamais pensaria que um dia ele deixaria a presença de Deus. E quantos servos e servas de Deus passaram por esta experiência e hoje você se sinta sem forças para retornar. Deus tem o poder de reverter esta situação na tua vida.

O meu desejo é que nesta noite o Esp. Santo de Deus promova a cura interior nos corações que estão se sentindo vazios por causa da queda. E você deve saber que diante de Deus todos os homens estão caídos. Mas a graça nos envolve e através de Jesus nós podemos encontrar a restauração.

I A QUEDA ESPIRITUAL ACONTECE QUANDO PERDEMOS O NOSSO REFERENCIAL DIVINO (33,35)

Ao olharmos para este dois vers. Percebemos que tanto Pedro como os demais discípulos estavam muito confiantes em sí mesmos.

Eles não acreditavam na possibilidade de Queda espiritual. Neste texto encontramos tres razoes que nos levam a perdermos o referêncial de Deus em nossas vidas:

1 quando perdemos o referencial divino passamos a viver num vida de Auto-dependência . Pedro confiava muito em si mesmo, na sua força; Ele não via necessidade de recorrer a graça de Deus. Ele acreditava que qualquer um poderia cair menos Ele.

Quantos estão distantes de Deus porque um disseram Deus eu jamais te abandonarei. É preciso pedir a Deus sempre ajudar para não saírmos do caminho .

Veja o Vers. 33 Todos podem falhar menos EU. O nosso maior perigo é quando achamos que a queda espiritual só pode acontecer com os outros
É preciso viver reconhecendo que somos alvos da graça e a cada dia rogarmos por misericordia a Deus.
Ilustr. Sansão/ os filhos de Eli/ Os filhos de Arão

2. Quando perdemos o referêncial divino passamos a seguir Jesus de longe (v.40; 43 e 58) Na verdade Pedro veio de um processo de não vigiar e após aqueles momentos em que ele não vigiou passou a seguir Jesus de longe. É muito difícil alguém se afastar do caminho derepente na verdade o que acontece é o son espiritual e depois começamos a seguir Jesus de longe e por fim a queda. Pedro estava afastado da presença de Jesus começou a olhar de longe, não queria se comprometer, não queria que ninguém soubesse que ele era um cristão.
O maior perigo para o cristão é seguir Jesus de longe (Explicar)
3. Quando perdemos o referencial divino achamos que no mundo está a nossa solução. (v.69; 71; 73)Lc.22:55 “E tendo eles acendido fogo no meio do pátio e havendo-se sentado à roda, sentou-se Pedro entre eles.”
Pedro que tinha tanta convicção da sua vida que seria impossível ele abandonar Jesus que agora vai parar numa roda de pessoas que só tinham o interesse de acusá-lo. Pessoas que odiavam Jesus e que desejavam vê-lo morto.

Pedro vai buscar no mundo a solução para sua vida mas o que ele encontra é acusação, humilhação e frustração.

Pedro experimentou o que é andar com o pecado, a muito crente não vendo nada de mais frenquentar um rodinha de amigos, pagode um cervejinha. A Bíblia diz que não há comunhão entre a luz e as trevas. Não brinque com o pecado.
Ilustr. Da muler crente e a sua roupa e o nada haver

Meus amados como já disse a queda não é o fim; mesmo caído, humilhado, ferido, quebrado Pedro vai encontrar nas Palavras de Jesus condições para ser restaurado.

II A NOSSA QUEDA TERMINA QUANDO NOS ENCONTRAMOS NOVAMENTE COM JESUS (Jo.21:15-17).
Este processo começa com arrependimento vejamos o que a Bíblia diz em Mat.26:75 “E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.”

Após o galo cantar. Marcos narra que Jesus e Pedro se entreolharam mas não era um olhar de condenação e sim olhar de Perdão. Um olhar da graça que não tem prazer de quebrar ainda mais aqueles que já estão quebrados pelo mundo. Ou de pisar naqueles que já estão pisado é um olhar de amor, que deseja restaurar a vida
Eu fico imaginando aquele pescador machão chorando relembrando de todos os seus pecados e desejoso de restabelecer a sua comunhão com Jesus de retonar era o choro do arrependimento, da sua humilhação de reconhecer que longe de Jesus não vale a pena, é o choro da volta, da restauração .

É pela graça de Deus isto aconteceu e com este acontecimento que irei terminar esta mensagem:

Jo.21:15-17 “15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.
17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. “

Este texto revela que mesmo caído Jesus sempre parte em nosso encontro o seu desejo é de levantar e neste diálogo eu vejo claramente Jesus dizer a Pedro:

1. Eu te perdoo e te faço nova criatura
2. Eu te amo e te quero trabalhando no meu reino
3. Eu te restauro vai e volta para o teu ministério
4. Eu te faço um nov Pedro um Pedro que vai liderar a igreja que vai pregar um belo sermão e tres mil almas virão a Jesus.

Nesta noite Deus tem o profundo desejo que você seja curado da queda espiritual ou se revista da graça para que ela não seja real na tua vida.
Ilust. No II Re. 21 encontramos a hist. Manassés foi o pior Rei que Israel já teve mas mesmo matando os seus filhos, sendo idolatra, assassinando muitos inocentes. No livro de II Cro. 33 Manasses é levado para o cativeiro e ora pedindo perdão e a sua oração é atendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...