segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Um tipo de integridade que não serve




                                                                LUCAS 15


25  E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
26  E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27  E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
28  Mas ele se indignou, e não queria entrar.
29  E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
30  Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31  E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
32  Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

                                                               INTRODUÇÃO:

            Então, o irmão mais velho era mesmo um homem certo? Pelo menos ele mesmo se julgava assim. E é provável que algumas pessoas mais também o vissem assim.

Afinal era um homem trabalhador, cumpridor de seus deveres, responsável, caseiro, ordeiro e, certamente, incapaz de aventuras como fizera o irmão mais novo... Mas ele era mesmo um homem certo? Como seu irmão, o Pródigo, teria sido recebido se em vez de ser avistado pelo Pai tivesse tido a desventura de encontrar esse irmão mais velho? Para evitar que erremos com relação a nós próprios e ao nosso próximo, vamos examinar alguns ERROS DE UM HOMEM "´ÍNTEGRO"




I - ELE ESTAVA ERRADO EM SUA AUTO-AVALIAÇÃO.

(errava ao pensar a respeito de si mesmo)
1) Como ele se via?
a. como um homem trabalhador (v.29) "há tantos anos te sirvo"
b. uma pessoa correta (certa) (v.29) "nunca transgredi 1 mandamento"
c. alguém injustiçado (v. 29) "nunca me deste um cabrito" Na realidade ele não se conhecia...

2) Suas características eram outras:

a. Ele era desconfiado (inseguro) (v.26) + Ele chama um dos empregados para saber o que acontecia em sua casa... + Por que não entrou? + Por que não se contagiou com a alegria do Pai?
b. Além de inseguro, ele era zangado. (v. 28) "ele se indignou" ("ficou zangado"-BLH) + O vocábulo usado para indignado traduz não apenas uma súbita expressão de ira , mas fala da ira como uma disposição permanente, profunda, arraigada. + O orgulho o havia tornado insensível. Era incapaz de aceitar a volta do irmão, de partici- par da alegria do Pai. + Por que ficar zangado? Por que indignar-se? Por que assumir uma atitude de indignação quando há alegria? Além de desconfiado e zangado ele era, também:
c. Calculista / Materialista (v.30) “ Estava preocupado com os prejuízos materiais que o irmão causara : "vindo este teu filho que desperdiçou os teus bens." Ele precisava aprender a se preocupar com o bem estar do irmão. Uma vida vale mais do que todos os bens do mundo ( Lc. 12:15) O que vale ganhar o mundo e perder uma alma? (Mc. 8:36) "A vida do homem não consiste na abundância dos bens que possui."  Por que tanta preocupação com bens materiais quando o que vale é buscarmos ser ricos para com Deus ? VEMOS, PORTANTO QUE ELE ERROU NA SUA AUTO-AVALIAÇÃO. Outro erro do Homem que se achava certo:
II - ELE ESTAVA ERRADO AO AVALIAR O PAI.

 (ele estava em casa mas na realidade não conhecia o Pai)

a. Para ele o Pai era ingrato (v.29) "há tanto tempo te sirvo!" + Quantas vezes servos do Senhor falam esta frase! + Enquanto ele achava o Pai ingrato, vivia coberto pelos favores do Pai. + Por que ficar perturbado com as bênçãos que Deus dá ao próximo, se Ele está sempre pronto a nos abençoar? Lm. 3: 22,23 - "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; renovam-se a cada manhã. Grande é a sua fidelidade."

b. Para ele o Pai era injusto (v.30) "Veio este teu filho" + Acusava o Pai de haver dignificado quem não merecia dignidade e de não reconhecer quem merecia reconhecimento. + Acusava o Pai de não haver recebido nada, quando, na realidade, tinha tudo (v.31) "Tudo o que é meu é teu" ( ler também o vs.12 -..ele repartiu a ambos a sua fazenda) + O Senhor nos dá liberalmente, não lança em rosto, e nos dá sempre. (Tiago)

ELE TAMBÉM ERROU NA AVALIAÇÃO DO PAI - SEU SEGUNDO ERRO!

III- ELE ESTAVA ERRADO AO AVALIAR O IRMÃO.

(ele não conhecia o irmão mais novo)

a. Para ele o irmão era... o Pródigo (sonhador, esbanjador, perdulário, aventureiro, o.... errado!) Via apenas o irmão fugindo de casa e não era capaz de vê-lo voltando ao lar. + Por que ficar apegado ao passado? + Por que olhar só para as falhas do irmão em vez de buscar nele virtudes para as quais possamos olhar?

b.Para o irmão mais velho, além de Pródigo, o irmão era indigno nem mais era seu irmão (v.30) "veio este TEU filho" + Quanto orgulho! Por que não mais reconhecer o irmão ? + Por que alguns, às vezes, não dão atenção ao irmão? + O irmão havia deixado de ser indigno a partir do momento em que reconhecendo sua indignidade, se arrependeu de seus pecados: "já não sou digno de ser chamado teu filho" + Enquanto ele via o irmão como Pródigo, o Pai o via como arrependido; enquanto ele via o irmão como indigno, o Pai, em seu amor já o tornara digno. + Por que ficar olhando sempre para o passado do próximo? + Por que não olhar para a sua atitude de arrependimento? + A realidade é que o filho mais velho havia se tornado mais pródigo que seu irmão mais novo. O irmão se distanciara fisicamente e ele espiritualmente; o irmão partira de casa e ele, ficando dentro de casa, pensava e agia completamente diferente do Pai.

ELE TAMBÉM ERROU COM RELAÇÃO AO IRMÃO


                                                                  CONCLUSÃO:

Como ficou esse irmão mais velho? (ele entrou em casa?) três situações prováveis:

a. Ele pode ter assumido a sua condição de Pródigo, ter ido embora: deixado o lar por não suportar a presença do irmão! Como esse triste quadro se repete hoje!

b. Ele pode ter entrado e continuado em sua atitude de indignação; vivendo de semblante fechado. Triste na alegria - um estraga festas! É também um triste quadro que se repete. O pior é que quem assume atitude assim sofre as conseqüências: Pv. 17: 22 "O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos."

c. Ele pode ter caído em si e ter se arrependido, e ter entrado disposto a ter comunhão com o irmão. A atitude de arrependimento o levaria a:

1 - enxergar sua real situação;

2- ver o próximo como irmão;

3- compreender o amor do Pai

Aproximemo-nos do Pai. Peçamos-lhe: amor para eliminar o rancor; perdão que nos livre da vil ambição; misericórdia que faça desaparecer a discórdia; e compaixão que nos capacite a viver com o irmão. Amém.

O natal se aproxima: saiba o verdadeiro significado do natal







Um comentário:

  1. Olá irmão Arimatéia.
    Estive lendo seu texto, leitura um tanto proveitosa. Parabéns pela iniciativa.

    Deus abençoe teu ministério.


    Só a irmã Deusilan, nem sei se recordas de mim.Mas caso não se recordes não tem problema.

    Cordiais saudações.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...